NOTÍCIAS
24.04.2018
Reelese – 13ª Papacorrida de Aventura
A Papacorrida é um evento de Corrida de Aventura realizada de forma anual na
região dos vales do Taquari e Rio Pardo pela Academia Papaventuras. A atividade em meio à natureza compreende modalidades esportivas como a orientação cartográfica com mapas e bussola corrida/caminhada em trilhas, Montain bike, Cannioning, remo em caiaques e atividades extras.
Um dos principais objetivos da Papacorrida de Aventura é promover a pratica de esportes em meio a natureza, buscando lugares inóspitos e que proporcionem experiências únicas aos seus participantes, bem como um grande envolvimento com
as comunidades locais por onde a prova se desenvolve. Em todas as edições do
evento é observada, além da prática esportiva, a consciência ambiental e social
através da busca pelo menor impacto ambiental e arrecadação de alimentos para comunidades carentes por onde a prova acontece.
O evento ocorre desde 2007 e a cada ano cativa novos adeptos e amantes do
esporte e da natureza. As últimas edições atingiram uma abrangência nacional, onde
o evento passou a integrar o calendário nacional de provas, e pontuando no RBCA
(Ranking Brasileiro de Corridas de Aventuras) atraindo atletas de vários estados do
Brasil. A 12ª edição contou com a participação de 118 competidores divididos nas
categorias de quartetos mistos, duplas mistas e duplas masculinas. As categorias
foram criadas para atender a demanda e incentivar novos atletas abrangendo os
mais variados públicos, desde principiantes que competem na categoria aventura e Light (percurso menor 30km e 50 km) até os profissionais que competem na categoria expedição (100 a 150 km).
Em virtude das características e credibilidade dos eventos anteriores, objetiva-se a participação de aproximadamente 150 atletas nessa edição que se realizará nos dias 19 e 20 de Maio na cidade de Lajeado - RS, fazendo parte do Circuito Spot de Corrida de Aventura 2018, um Circuito Nacional com 11 etapas, sendo uma etapa por estado, e o RS esta representado pela 13ª Papacorrida, o Campeão do Circuito leva uma vaga para participar da Grande Final do Mundial de Corrida de Aventuras em 2019 que acontece no exterior, atraindo assim grande participação nacional no evento de atletas e acompanhantes em grande parte formadores de opinião voltada a natureza e Bem estar.
Para 2018 a base do evento será em Lajeado- RS, no Esporte Clube Estudientes do bairro Conventos, local de largada e chegada dos atletas. A movimentação começa já na sexta feira à noite, quando os atletas de fora do estado serão recepcionados no aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre e seguirão de ônibus até a base do evento no bairro Conventos em Lajeado. No local disponibilizaremos um local para os atletas acantonarem (barracas em Ginásio) e passarem a noite descansando, bem como toda a infraestrutura de refeições que ficará a cargo da comunidade do Esporte Clube Estudientes. No sábado dia 19/05 a programação inicia bem cedinho, onde os atletas fazem a conferência dos equipamentos obrigatórios, terão que entregar suas bicicletas montadas e prontas para a competição em um ponto mais a frente, cerca de 10 km, depois retornam a base para receberem os seus mapas, alguns pontos em coordenadas UTM para serem plotadas e as instruções da prova no Briefing Técnico.
A prova tem previsão de largada para as 12h00min do sábado dia 19/05, as equipes largam de trekking todas as categorias juntas (150k, 50k e 30k) e no decorrer do percurso as opções de caminhos vão direcionando as categorias menores para outras rotas mais curtas. O percurso vai se estender pelos municípios vizinhos como Forquetinha, Sério, Canudos do Vale e Marques de Souza, buscando mostrar aos atletas suas belezas naturais e belas paisagens. A prova acontece de forma ininterrupta, onde os atletas são autossuficientes com suas comidas e bebidas, virando a noite toda correndo, pedalando e remando e se orientando, temos uma previsão de 21 horas de prova para os primeiros colocados do percurso longo 150 k, sendo que as categorias light e aventura que fazem percursos menores devem chegar ao final da tarde de Sábado para o inicio da noite.
Convidamos a toda à comunidade Lajeadense e das cidades vizinhas a comparecer e quem sabe se desafiar nesse esporte tão diferente e ao mesmo tempo cativante, que alia a atividade física, natureza e estratégia, através do correr pensando!
Informações e inscrições podem ser acessadas no site www.bilheteria360.com.br ou através da Secel – Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Lajeado ou direto com a organização através dos fones 51 3741-3397 e 51 9 9122-6025.

Valmir Luis Schneider
Fonte:Papaventuras
Newsletter
Receba em seu e-mail
as novidades da
Equipe Papaventuras
Nome
E-mail